Torcidas Organizadas e Violência - Será que tem alvo a ver?




Muitos que vão aos estádios ou assistem telejornais já devem ter ouvido falar de violência e assaltos nos estádios. Mas quem será o culpado?

- Origem de tudo:

A maioria das torcidas organizadas foram criadas nas décadas de 70 e 80, época em que a TV brasileira estava surgindo com maior expressão. Mas...será que a TV tem algo a ver com isso? Eu só pergunto uma coisa: Por que não seria?

Desde a criação da TV até os dias de hoje, pode-se perceber a vontade de "aparecer" por parte do povo. Assistindo a matérias de esporte, geralmente o repórter sempre aparece no meio da torcida, que pula e vibra fazendo gestos para chamar atenção dos telespectadores. Mas, é claro que uma só pessoa não vai conseguir aparecer se o "cameraman" e os repórteres editarem ou fizer manobras. Por isso, foi feito uma manifestação, ou melhor, uma Torcida Organizada.

Como diz o ditado, uma andorinha só não faz verão. Nesse caso, para que a torcida dita organizada não passasse de uma torcida para aparecer na televisão, ela (a torcida) deveria fazer algo para melhorar e mudar a atenção de outras pessoas. Foi aí que criaram músicas e gritos de guerra.

(Eu acredito que essa seja a origem, mas eu nunca vi nem li alguma origem de uma torcida. Acredito que essa alienação imprensa-público originou diversas consequencias, entre elas: a criação das torcidas organizadas).

- E onde está a violência na história?

A verdade é que, apesar de termos o futebol em nossos corações, o público alvo maior é a de classes menos favorecidas. Além disso, as letras das músicas feitas pelas torcidas organizadas são chamativas e atrativas à violência. Rica de palavrões e chamando para "quebrar" os torcedores do time rival.

Time rival? É! Aqueles times que são da mesma região que tem um número muito significativo de torcedores em cada time (não necessariamente, mas quase sempre), quando cada um se diz ser maior e melhor time da região.

- E por que "quebrar" os torcedores do time rival?

Um bom exemplo a se comparar, seria um exemplo de discussão na escola. Vamos supor que o aluno tenha dito que a professora de português é chata, enquanto o outro diz que ela é a melhor professora da escola. A discussão continua...e, de repente, eles passam a "esculhambar" (agredir verbalmente) uns aos outros. Até que a agrssão verbal não é o suficiente, forçando-os a se agredirem fisicamente.

Passando para o mundo do futebol, isso seria cada torcida, e a professora de português seria um dos clubes. Mas, como isso já foi discutido desde a criação dos clubes, a agressão verbal já nem é feita na maioria das vezes.

Resumindo: Não existe o porquê. Trata-se de uma discussão sem fim, onde cada um se diz ter "mais palavra" que o outro, ou seja, cada um quer que sua opinião sejá válida, e não a do "companheiro" rival.

-Quem são os torcedores do time rival?

Essa pergunta deveria ser feita a muitos torcedores fanáticos e violentos. Sabe por que?  Porque com certeza eles irão te dizer: "São os caras que estão vestidos com a camisa do time rival, ora". Mas aí, você pergunta: Quer dizer que, só porque eles estão com uma camisa diferente da sua, ele merece morrer?! Será que ele não é, antes de tudo, um ser humano igual a você? Será que, se ele tivesse sem camisa, ele merecesse viver?

Assim deveriam pensar aqueles que praticam a violência. Na guerra ocorre o mesmo: pessoas se matando sem se conhecer, simplesmente pelo fato de a pessoa ter nascido em um país diferente do outro.

Mas são seres humanos!


P.S.: Se você discorda de alguma opinião ou coisa do tipo, simplesmente discorde =) Você não tem a autoridade de matar nem fazer as idéias da pessoa mudar porcausa disso. Lembre-se sempre o que um pensador iluminista (Voltaire) dizia: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las." Vale salientar que, nesse post eu pareço parcial quanto às torcidas organizadas, mas admito que sou contra a violência nos estádios!

10 comentários

Rodrigo Andolfato disse...

Quando a pessoa tem o espírito violento ela sempre vai procurar uma desculpa pra praticar violência! Essas caras da torcida organizada se não tivesse se batendo no futebol iam procurar outro lugar pra se espancarem! Como eu não vou pra estádio, prefiro eles dentro do que fora! Rssss

Renan disse...

Infelizmente eu vou :S
E já vi muita violência sim, principalmente em clássicos.

Guilherme Lombardi disse...

o problema é que esses caras vivem em um ambiente violento e pra eles fazerem esse tipo de coisa é comum! Já para a grande maioria isso é selvageria, esses caras tinham que estar na cadeia.

Marcus Alencar disse...

Olá, prazer em conhecer.

Então, não acho que as torcidas organizadas tenham sua origem relacionadas com a imprensa, apesar de não conhece esse fato que você menciona. Acredito que elas sejam uma organização a parte e que, talvez, possam ter outras origens bem mais antigas como as de épocas romanas em que havia também muita violências das torcidas nos coliseus.

As suas observações acerca da violência irracional entre torcidas me faz lembrar sobre preconceito, sabe, quando muitas vezes as pessoas tem uma idéia fechada sobre as outras e não procuram conhecer antes de falar formando assim um pré-conceito. As pessoas tem medo daquilo que é diferente. No caso da torcida, é raiva mesmo e falta de espirito esportivo.

Enxergo a violência em diferentes proporções e formas no futebol, seja nos comentários de certos jornalistas de tv (sim, a imprensa pode ter culpa, mas não toda ela), nos jogadores, no juiz, treinador...enfim, é um ambiente que propicia isso. É preciso que haja uma mudança de ações de todos os lados para que volte a ser possível ir uma familia inteira sem medo aos estádios.

Unknown disse...

briga de gangue por futebol é falta de piça/para mim homens que brigam assim sao meninas que tem medo de assumirem.abraços andreleite

Renato Ziggy disse...

Cara, se eu fosse listar os questionamentos que tenho quanto à forma que o futebol tem sido conduzido, ia ser meio chato. Então prefiro apenas registrar minha aversão ao fanatismo e ao favoritismo altamente voltados para o futebol, o que acaba ofuscando outros esportes, que são altamente válidos. Abraço!

Anônimo disse...

A violência nos estádios só vai acabar quando as autoridades tomarem medidas drásticas, punindo todos os encrenqueiros. Na Inglaterra, os caras foram fichados e impedidos de assistir jogos. Deu certo e a violência caiu muito. O problema é que ano Brasil, torcida manda em clube. Vejam o Corinthians por exemplo. O cara é apresentado ao clube e tem que vestir um boné da Gaviões.

SBIE disse...

Gostei!!

lorena disse...

estive vendo o blog e vi que você é aqui de fortaleza renan, eu tb. já deixei de ir a estadios, principalmente a classicos-reis.

tomei esta decisão no auge dos meus 14 anos, rsrs, quando vi duas torcidas organizadas do mesmo time (Ceará) se degladiarem e acabar com tudo que vissem pela frente.

continuo apaixonada pelo futebol, mas de estadio quero distancia. vontade não falta, mas a razão fala mais alto.

se puder aparece lá no lugar de leveza.

show de bola teu blog.

tô te linkandi lah no meu, abraços

=]

Anônimo disse...

é lamentavel isto !
http://escritasdeumescritor.blogspot.com/

Postar um comentário

Olá, mas você é muito corajoso(a) em comentar nesse blog imundo! Brincadeiras à parte, digite seu comentário abaixo: