Não é Piada: Em Toronto haverá o primeiro show de rock para surdos




Olha, sinceramente quando eu fiquei sabendo dessa notícia deu vontade de rir um pouco. Sem preconceitos, pelo contrário. Acreditava que seria alguma piada, porque quem iria imaginar que houvesse um show de rock para surdos, se o melhor do show é a música?

Mas aí houve a solução para o dia 5 de março, quando terá o primeiro show de rock para surdos. Mas como isso vai acontecer? Simples, uma universidade do Canadá desenvolveu uma tecnologia capaz de transformar a música em estímulo tátil. Essa transformação só é feita se o público estiver sentado na cadeira, a Emoti-Chair.

Como funciona a Emoti-Chair?
Existe um computador que funciona semelhante a um órgão interno da orelha, e é nesse computador que capta as frequências sonoras e, de quebra, transforma em estímulos como movimentos, toques ou vibrações.

Além disso, o público vai poder ver as legendas e algumas linguagens de sinais para poder ajudar. As bandas que irão tocar são: Fox Jaws, Hollywood Swank e The Dufraines, entre outras.

Eu, particularmente até apoio isso, pois ajuda surdos na inclusão social. Mas se eu fosse surdo, eu acredito que preferiria assistir o espetáculo em pé, sei lá que vibrações são essas que a cadeira estimula.

Outra vantagem vem da banda. Elas podem ser as piores bandas do mundo. Se quiserem passar boas impressões basta tocar algumas músicas com letra bonita (os deficientes auditivos irão ler as legendas) e ver se a Emoti-Chair não percebe nada diferente. 

Mas de qualquer maneira já é um avanço de uma luta para ter uma sociedade igualitária em que o presidente diz: Yes, we Can!

22 comentários

Erich Pontoldio disse...

Caracas...até eu fiquei com vontade de experimentar esta cadeira...deve ser muito interessante

Anônimo disse...

Pootz! Aposto que o show vai bombar! Só os aplausos que vão ser um pouco diferentes, né... e pessoal vai sacudir as mãos ao invés de batê-las...

Carlos Gregorio Junior disse...

deve ser uma coisa boa de se experimentar

onde acho?

Admin disse...

muitoo lindoo blog
mine is www.reddhacking.blogspot.com

Suelen disse...

que tudoo meo *___*

Anônimo disse...

Muito interessante, eles merecem essa atençao

jonas Urubu disse...

Porra que massa, só de imaginar que eles terão um breve oportunidade de sentir na pele o que vem a ser a música, já é uma iniciativa fascinante...

bom showc

Franciele Schaefer disse...

Nossa. Minha primeira reação foi a mesma que a tua. Não pude conter o riso inconsequente. Mas, lendo o post, achei super interessante. Todos merecem sentir a música!
Adorei o blog!

Visita o meu também! ;)
Beijo!

Bissulle disse...

hoje em dia os bancos tem atendimento por telefone para surdos. pq não assistir um show :D

Felipe de Queiroz Telles disse...

Realmente interessante a notícia. A tecnologia impressiona cada vez mais. E fiquei curioso com essa Emoti-Chair também. hahaha

Benhur disse...

Nossa, bem interessante!Deveriam fazer algo assim no Brasil também!

Renato Ziggy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato Ziggy disse...

Sem dúvidas, um avanço! E eu gostei demais da idéia, cara, porque música não se encontra só naquilo que a gente ouve, mas também naquilo que tocamos e executamos. Reverbera na gente. E isso é MUITO FODA!

renatomaia disse...

gostei da cadeira hsuhsauhsa
e do blog muito bom o blog

tenho um iphone e virei aqui sempre

Victor disse...

Com ctza não será nada parecido com música de verdade. Mas acho válida a iniciativa. Quanto maior a diversidade melhor.

abraço.

www.groguebar.blogspot.com

Franciele Schaefer disse...

Parabéns! Se blog foi convidado para participar do manifesto: 'Jovens que pensam' Basta entrar no meu blog e seguir as regrinhas! Parabéns por ser um desses jovens pensantes!

O bEM viVER disse...

Renan, Boa noite!

Olha, muito bom ver uma notícia dessas. Gostaria de parabenizar quem dedicou seus estudos a essa invenção. Olha, que oportunidade aos DAs(Deficientes Auditivos). mesmo se a banda não é de primeira, se eles não podem ficar em pé, já é um começo. Que bom!
Parabéns por oportunizar ler este texto.

Lena

Anônimo disse...

Nossa, que inovador isso
Muito legal

Fico Feliz por esse avanço



http://sientoquememirandecerca.blogspot.com/

Ohana Medeiros disse...

Oi, valeu pelo comentário lá no bolinhaleatoria :)
O seu tbm tá show de bola..
Super interessante esse show pra surdos murdos!
Obg pela dica de divulgação, vou ver se consigo divulgar o meu tanto quanto o seu (o que acho meio improvável) haha
:* sucesso

Luis Filipe disse...

oO show de rock para surdos? isso impressiona...

gostei do layout do blog

Alice Daniel disse...

Fui professora durante anos e tive uma aluna surda. Nas festas, quando havia discoteca, ela dançava no ritmo tanto quanto os alunos que ouviam.
Ela sentia a vibração da música no chão e mesmo sem ouvir dançava maravilhosamente.

Renan disse...

Interessante Alice Daniel..Infelizmente a inclusão digital ainda não é tão avançado, e é raríssimo ver algo como isso que você viu. Muito bom compartilhar conosco =)

Postar um comentário

Olá, mas você é muito corajoso(a) em comentar nesse blog imundo! Brincadeiras à parte, digite seu comentário abaixo: