Curiosidades do Futebol




Essas curiosidades foram retiradas da Wikipedia, mas os comentários abaixo das afirmativas são de minhas autorias:

Dia 19 de julho comemora-se, no Brasil, o dia do futebol, em homenagem à fundação do Sport Club Rio Grande, o clube mais antigo em atividade no País, fundado em 19/07/1900.
Quem diria, hein? Essa foi a primeira vez que ouvi falar nesse time. É um time gaúcho, mas 108 anos sem muito sucesso, infelizmente.

Universalmente conhecido, o grito de "olé" surgiu em 1958, quando Botafogo e River Plate se enfrentaram em um Pentagonal disputado na Cidade do México. Nesta ocasião, o jogador Garrincha driblava o zagueiro argentino Vairo, que teria ficado como um "touro", sem conseguir tirar a bola de Mané. Ao deixar o campo, Vairo se dirigiu impassível ao técnico Minela dizendo: "Não há nada a fazer, é impossível marca-lo".
Nunca parei para pensar a questão do grito de olé no futebol com os touros. Hoje em dia não é mais usado em dribles, basta o time estar ganhando de goleada e ficar trocando passes.

O Bochum (Verein Für Leibersübungen Bochum Fussballgemeinschaft EV), da Alemanha, foi fundado em 10 de Setembro de 1848 e é o clube mais antigo do mundo.
Espera aí, ainda estou lendo o nome do time...

O goleiro mais gordo da história foi Foulke, jogador do Bradford City, da Inglaterra. Media 1,90m, pesava 141kg e, no final da carreira, chegou a jogar com 165kg.
Armáriozão, fechou o gol só com a gordura rsrs

A maior goleada do futebol no Brasil foi realizada pelo Botafogo em uma partida pelo Campeonato Carioca, quando em 30 de maio de 1909 fez o placar de 24 X 0 contra o Mangueira, obtendo uma média de um gol a cada quatro minutos. O maior artilheiro na partida foi Gilbert Hime com 9 gols, recorde somente superado por Dario "Dadá" Maravilha, em 1977. Dadá marcou dez gols na vitória do Sport Recife sobre o Santo Amaro por 14x0.
Nossa! Mas vale a pena lembrar que naquela época não se marcava tanto quanto hoje. Os times eram todos ofensivos.

Em 1950 passaram a ser usados números nas camisetas pela primeira vez.
Maaassa, que inovador! Imagino as narrações antes de 50, como seriam..

O bandeirinha passou a auxiliar o árbitro em 1874, marcando impedimentos e arremessos laterais.
Ou seja, no Brasil pode-se dizer que é muito provável que nunca houve bandeirinha, leia a primeira curiosidade e compare os anos dessa =)

O campeonato que reúne o maior número de clubes em todo o mundo é a Copa da Inglaterra, que possui cerca de 500 equipas divido pelas 3 divisões .
Brasil está chegando lá! Já vamos ter a quarta divisão, será que dá pra ter ao menos 200 clubes?

A cor mais utilizada por clubes de futebol nas suas camisas é a branca.
Tradicional, hein?! Seria alguma supertição?

Segundo o Guiness, o Sport Lisboa e Benfica é o clube do mundo com mais sócios, cerca de 170.000. 
Enquanto isso, no Brasil...muitos times tem muito mais torcedor que isso, mas poucos tem mais de 10mil sócios.

O atacante brasileiro Fabinho marcou o gol mais rápido da história das competições da FIFA ao abrir o marcador aos nove segundos de jogo contra a Nova-Zelândia (resultado final : 7-0) durante uma partida do Mundial sub-17, dia 18 de agosto de 2007, em Jeju, na Coréia do Sul. 
Fato recente, em 2007. Nove segundos é equivalente a que? Lavar as mãos? Muito rápido mesmo!

O time de futebol com mais troféus de vice-campeão é o América de Natal, com 43 vice-campeonatos.
Não seria o Vasco da Gama?!

O Grêmio está no Guiness Book - o livro dos recordes: jogou 3 partidas num mesmo dia, durante o dia 11 de dezembro, pelo Campeonato Gaúcho de 1994. Esses foram os resultados: Grêmio 0x0 Aimoré, Grêmio 4x3 Santa Cruz, Grêmio 1x0 Brasil de Pelotas.
Ainda ganhou todas? Putz, que sorte! Isso que eu chamo de vício!

O Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense é o único clube do mundo que não apenas venceu mas também se sagrou campeão com apenas 7 jogadores, na épica 'Batalha dos Aflitos'. O fator que torna esse feito ainda menos valorizado é que a partida Náutico 0x1 Grêmio definiria o campeão da 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro de 2005.
Essa partida foi inesquecível até para mim, que não torço nem Grêmio nem Náutico, mas assisti o jogo. Resta saber se os gremistas sentem vergonha do jogo (por ser da Serie B) ou orgulho (por ganhar o jogo com 7 jogadores em campo e uns 3 penalidades perdidas pelo Náutico).


O Clube Atlético Mineiro foi o único clube a perder um campeonato invicto. Esse fato ocorreu em 1977, no campeonato brasileiro, quando o time perdeu a final do campeonato para o São Paulo nos pênaltis no Mineirão.
Que façanha! Já é quase impossível passar o campeonato invícto, quanto mais perdê-lo!

5 comentários

Anônimo disse...

Eu não sabia sobre a data de 19 de julho. Bom saber mais uma data comemorativa. varios conhecimentos ai sobre futebol ein. Sobre esses negócios de divisão, eu não sei se daria certo, mais rolaria muita grana para os investidores;

Templo das Tirinhas disse...

blog legal!

Anônimo disse...

blog maneiro
layout tmb bem bacana

Unknown disse...

Tem até o dia do olá!
kkkkkkkkkkkk
Adorei

Unknown disse...

Muito boa sua matéria. Só gostaria de acrescentar que na copa de 1978 na Argentina o Brasil foi terceiro colocado também invicto. Fato inédito em copas.
Abraços

Postar um comentário

Olá, mas você é muito corajoso(a) em comentar nesse blog imundo! Brincadeiras à parte, digite seu comentário abaixo: