Curiosidades que Poucos Blogueiros sabem

Você é blogueiro? Sabe de onde veio a palavra blog? Sabe quem inventou?Em que ano a palavra se consolidou?


Andei pesquisando sobre essa curiosidade e encontrei o que queria postar aqui..e isso vai responder a todas as suas perguntas =)

"
O que é um Blog – Blog é um site da web que tem endereço de acesso e que permite ao visitante fazer edição em certas áreas da página, tais como escrever texto, colocar imagens. Outra característica do blog é que em alguns espaços da página, usadas pelo proprietário, os textos e imagens são automaticamente editados de forma reversa, ou seja, a últma edição aparece no topo daquele espaço. O blog é, como a página de um web site tradicional, um arquivo html, porém com um número mais reduzido de etiquetas (tags) e com outras pré-formatadas.

Os blogs têm outras características: a maioria contém informações pessoais (tal como um diário), um grande número deles contém uma combinação de informações pessoais e informações da própria web, muitos têm aparência de um web site tradicional, outros se especializam em informações contínuas, e assim por diante. Cada pessoa dá ao seu blog a característica que lhe convem e, por isso, é impossível descrever com precisão as características dos blogs, assim como é impossível definir com precisão o que é um blog. 

Origem da Palavra Blog – A palavra blog tem uma origem curiosa. Foi cunhada por acaso no início de 1999, e ainda não é encontrada na maioria dos dicionários tradicionais. Entretanto, ela é dessas coisas da web que vêm e pegam definitivamente. 

O autor da palavra é Peter Meme, um apaixonado por palavras, seus significados, sua evolução, seus sons.

Peter Meme, segundo seu próprio relato, estava, em abril ou maio de 1999, distraindo-se com a palavra weblog, uma contração de web log. Web log é expresão usada em uma página da web para apresentar as recomendações de navegação do seu autor. É usada também para designar os registros do servidor que hospeda páginas da web, a partir dos quais são feitas análises e estatísticas sobre as visitas ao site. Peter Meme estava distraindo-se com a palavra weblog no primeiro sentido. E escreveu: "wee-blog", ou seja, dividiu a palavra de forma diferente, em seguida resumiu para "blog" a passou a usá-la em suas mensagens. 

Algumas pessoas que lhe respondiam usavam-na também e ele passou a gostar da brincadeira, principalmente porque a palavra soava-lhe primitiva, sem sentido e, principalmente, porque sua pronúncia em inglês é parecida com o som do vômito. Segundo Meme a palavra teria 'morrido' não fosse uma casualidade.

Papel do Acaso – Uma empresa de nome Pyra Labs lançou, em agosto de 1999 (portanto cerca de três ou quatro meses depois), um sistema automático de publicação de weblogs ao qual chamou Blogger. Este sistema teve rápida difusão, sobretudo porque oferecia hospedagem gratuita, o que facilitou também a difusão da palavra blog. Ademais, pelo fato da expressão web log ter dois sentidos muito diferentes como indicado acima, blog passou a ser uma alternativa para designar o uso em páginas da web e evitar-se confusão com os registros efetuados pelos servidores. 

Consolidação do Uso – Em 2002 a palavra já era aceita em círculos linguísticos e derivações suas como "República dos Blogs" e "Blogosfera" eram usados com nauralidade pelos internautas. 

Outras palavras derivadas de blog: bloguista, blogorréia, blogador. "

7 comentários

Anônimo disse...

- é,eu conheciaa já um pouco.
acho que todo blogueiro tem que ter uma noção antes de começar um blog,sobre o que significa a palavra,pra que serve e etc...

mais belo post,pra quem ainda não conhece a idéia.

http://entreeuvoce.blogspot.com/

Anônimo disse...

olá....o texto é muito bom....achei interessante...

Anônimo disse...

Legal, eu não sabia! Foi bom descobrir o significado, finalmente! Beijos e sucesso no "weblog"!

Anônimo disse...

POXa muito legal sua iniciativa de saber o que é um blog de fato! Não sabia de muita coisa que li aí!
=)

parabéns rs

beijo

Marcelo A. disse...

E essa história toda termina aqui, comigo comentando no seu blog!

Vida longa aos blogs, vida longa a nós, blogueiros!!!

Eduardo Osorio disse...

Ótima iniciativa!
Eu mesmo sabia só algumas dessas informações.

Abraços

DouglasFerT disse...

Boa ideia divulgar estas informações.

Sabia que Blog vinha de web-log. Mas não me recordava de como esta junção acontecera.

***

Para você a evolução é uma idiotice, já que você não se parece nada com um orangotango. Ou é a mais importante descoberta da Humanidade?

Seja qual for a sua opinião, você não pode perder a SEMANA ESPECIAL Charles Darwin que ta rolando no meu Blog.
Acesse: http://proudbrasil.blogspot.com/
e confira!!!!

Postar um comentário

Olá, mas você é muito corajoso(a) em comentar nesse blog imundo! Brincadeiras à parte, digite seu comentário abaixo: