Reflexão: Você é livre?

Apesar do pouco tempo para refletir, eis um bom tema para ler. Muita gente responde de imediato não à pergunta do título, mesmo sem saber justificar.

Se um cidadão qualquer ler a Constituição Brasileira, não demorará muito para ele chegar no artigo em que é dito que o cidadão é livre. Acontece, que há muitas exceções a respeito disso, o que faz muitos acharem que não são livres. Somos livres para fazer o que quisermos, menos para matar, roubar, estuprar, cometer estelionato e outros crimes que prefiro não colocar aqui se não ninguém vai ter paciência para ler.

Mas aí vem a pergunta, se para muitos não somos livres, por que tem exatamente o contrário na Constituição, um livro de ordens que contém direitos e deveres do cidadão pelo qual ele tem liberdade de ser contra e ir atrás de mudá-las?

Trata-se de uma luta de interesses, meus caros. Aqueles que estão por trás deste tal livro chamado Constituição, querem que você acredite que você seja livre. Sabe por que? Simples; Uma pessoa livre fica acomodada. Afinal, ela pode fazer o que bem entender mesmo. Uma pessoa livre não quer mudar em nada, mesmo que ela não esteja nas melhores situações.

Essa é minha reflexão, algo mais diferente do abordado no blog. Quero deixar uma pergunta a vocês: Ser livre quer dizer ser desigual? Ou seja, Liberdade implica em uma desigualdade?

1 comentário

José Rosa Soares Filho disse...

Caro,
Não entendo que ser livre implique exatamente em ser desigual, mas em saber respeitar as desigualdades e ser resepeitado também na sua individualidade de pensamentos e atos.

Postar um comentário

Olá, mas você é muito corajoso(a) em comentar nesse blog imundo! Brincadeiras à parte, digite seu comentário abaixo: