Probabilidade e Estatística: Consolo ou Apelo?

Bem amigos, o intuito desse post é saber qual a função da estatística, da probabilidade ou da porcentagem em nossas vidas. Não que elas não sejam importantes, elas são importantíssimas. Mas temos que rever nossos conceitos, pois não é justo ela ter uma grande importância nas nossas vidas com o objetivo de nos enganar.


Vejamos..se eu tenho uma loja, e vendo um produto a 50 reais na baixa estação, e quando chega a alta estação eu aumento para 100, eu aumentei 100%, certo? Errado. Isso é o que quero que pensem, não o que os empresários querem que você pense. Ele quer que você pense em porcentagem quando o preço voltar a 50 reais na baixa estação, aí ele vai dizer: "Liquidação! Baixamos o preço do produto em 50%! Venha comprar". E você vai e compra, porque nem prestou atenção que ele aumentou 100% para diminuir 50%.

Dizem que estatística é a ciência que serve para consolar as pessoas. Não acredito nisso. Acredito em uma ciência que serve para muitas coisas, inclusive para consolar as pessoas. Mas o problema é de como a sociedade trata e destaca essa ciência. Se todos só olham por esse lado, obviamente as outras funções desta ciência não vai ser tão útil e então não há por onde correr.

Quando jogamos uma moeda para cima e erramos se é cara ou coroa, aí vem um e diz: "Como pode? Você tinha 50% de chances!". A verdade é que ele também tinha 50% para errar. Chance grande para acertar, chance grande para errar. Mas, por outro lado, se jogamos na Mega Sena, onde temos uma chance miserável de ganhar e uma chance gigantesca de perder, aí nós pensamos: "Poxa vida, se eu ganhasse na Mega Sena..". E passa anos e anos tentando, como se a cada sorteio que passasse você ganhasse mais chances, mas não é. A chance anos depois é a mesma desde a primeira vez. Tem gente que ganha de primeira, tem gente que morre sem ganhar.

Mas os empresários não querem que você veja isso. Eles querem mesmo é que você pense que vai ganhar, mesmo sabendo que milhões de pessoas vão perder, e uma dessas milhões pode ser você. Aí sempre vem as propagandas de um "mazelado" ganhando o prêmio e fazendo tudo que queria. Você se ilude e acaba comprando a cartela. Os empresários se aproveitam dessa ilusão e acaba ficando rico se aproveitando de suas ilusões (alô alô Sílvio Santos! Um Abraço!).

O intuito desse post não é criticar nenhum empresário ou coisa do tipo. O objetivo disso é que você, amigo leitor, possa se conscientizar a respeito. Abra o olho!!

4 comentários

Flávia Campos disse...

Pois é, mamãe e papai vivem repetindo que não é liquidação, é "enganação"!
Mas quando eles percebem eu já consumi.

"Ai Foi, Né?!" rs

Um beijo!

Sua formula se baseia em: disse...

Pooooxa, e verdade ne. o exemplo da mega sena se encaixou perfeitamente .--. apeloempresarial concerteza ;*
beijos.

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
Acho seu blog lindo! as não achei como cadastrar-me para acompanhar o blog sniffffff....

Unknown disse...

estatística nao é nada concreto, e é sempre oscilante, embora seja um instrumente forte de manipulaçvo da massa.

Postar um comentário

Olá, mas você é muito corajoso(a) em comentar nesse blog imundo! Brincadeiras à parte, digite seu comentário abaixo: