Globo e Manipulações




A priore, eu não ia postar sobre a Rede Globo. Minha intenção ao fazer esse post foi falar de futebol, quando vi Ronaldo fazendo o gol de empate no jogo entre Palmeiras e Corinthians, no último domingo dia 08 (traduzindo, ontem). 

Antes de tudo eu não estava assistindo o jogo por torcer algum dos times. Não tenho nada contra o Palmeiras e o Corinthians, mas assisti ao jogo porque não tinha nada para fazer e o jogo já estava no fim. Mas se eu fosse falar sobre o gol de Ronaldo, muito provavelmente eu iria fugir do assunto e dar algumas afinetadas na Globo (e outra, não assisti ao jogo pela Globo; eu assisti pela Band, tive que suportar o Neto e o Godoy falar porque não tinha outra).

Pois bem, quem viu o jogo pela band, percebeu ao fim do jogo a correria dos repórteres para falar com o Ronaldo. Pela Band, ouviu sem querer algo mais pesado, Ronaldo dizendo: "Poxa, vocês estão empurrando!É por isso que eu não dou entrevistas e vocês ficam se perguntando o porquê!" e, menos de 1 minuto depois, aparece Mauro Naves (nada contra ele, ótimo repórter) e na mesma hora o semblante de Ronaldo muda. Ele já aparece respondendo a todas as perguntas da Globo, e falava como se nada tivesse acontecido. Enquanto isso, repórteres das outras emissoras se empurravam para ter um local "confortável" e poder fazer sua matéria com o Ronaldo. Por que a exclusividade da Globo?

Além disso, há outros pontos em que a Globo manipula para conseguir o que quer. Afinal, todo mundo quer aparecer na Globo, não é?

  • Programas como o Caldeirão do Huck e Big Brother Brasil, onde o público é submetido a aparecer na TV, eles fazem você participar e lhe tratam como rei. Depois da apresentação, eles dizem: você tem um mês para nos esquecer e pronto, você é obrigado a esquecer.

  • Para quem não sabe, a Globo foi criada em meio a Ditadura. Na época da Ditadura? Logo na época em que não se podia falar nada? Poisé, ela tinha "contatos" por dentro do governo que fizeram ela crescer mais e mais. Quem não se lembra das eleições de 90, que o Lula perdeu o governo graças a Campanha de Collor feito pela Globo? (assista muito alem do cidadao kent, filme fala de tudo da globo, e é meio que procurado pelos seguranças do fbi brasileiro por condenar a emissora).

  • Outro aspecto vem daqui, do Ceará. Aqui a Fundação Edson Queiroz tem duas emissoras: A Verdes Mares (Globo cearense) e a TV Diario ("concorrente"). Acontece que a Tv Diário estava crescendo, chegando a um ponto em que todo o Brasil podia assistir, e com isso estava "tomando" a audiência da Globo. Com isso, a Globo mandou a TV Diário "parar de crescer", limitando seu sinal até o próprio estado. Trata-se de uma informação que vazou e que mostra claramente a verdadeira cara da Globo.
Não quero dizer que não assistam Globo. Vocês são "livres" para fazer o que querem. Mas acredito que o monopólio do poder não é bom, e que as outras emissoras como Band, RedeTV, Record e SBT estão muito iguais, fazendo uma concorrência saudável, se não fosse a Globo. Mas quem tem poder para derrubar a Globo? Se o governo for atrás, o presidente perde o poder. O jeito é "deixar como está".
É fácil ver, às vezes, outras emissoras "alfinetando" a Globo, como podemos ver claramente no Panico na TV, da RedeTV!. Eles dizem que são Casseta & Planeta, da Globo e todo mundo acredita feliz. Abre o olho, e deixemos de ser alienados e dependentes ideologicamente do que não percebemos que somos!


13 comentários

Anônimo disse...

a Globo sempre manipulou. o bom é que cada vez mais pessoas estão percebendo isso.

e, mesmo pra quem depende da tv aberta, a solução é boicotar. fazer o que?

Renilson disse...

- U.ú

Caro amigo,respeito sua opinião.
mas acho zuadinhoo esta sua versão.. x)

Unknown disse...

: O POVO NÃO É BOBO. ABAIXO A REDE GLOBO

KGeo disse...

cara eu n duvido nada, que a rede globo prejudica mentes

Francisco Castro disse...

Olá, amigo!

Eu já havia ouvido falar das crueldades praticadas pela Rede Globo mas não acredita. Com esse episódio da TV DIÁRIO ficou cabalmente comprovado que essa empresa manda e desmanda em nosso país, manda inclusive no governo.

A TV DIÁRIO era um canal de comunicação que levava entretenimento, formação e informação da região Nordeste para milhões de nordestinos que vivem em todas as regiões do pais. Esses milhões de pessoas muitas vezes não tinham condições de viajam para suas terras, então matava a saudade assistindo a essa TV que tinha uma programação estritamente regional do Nordeste.

O que a TV GLOBO fez com os nordestinos de todo o Brasil foi uma maldade que é difícil mensurar. Impôs como condição para continuar com a TV Verdes Mares que o grupo de comunicação cearense deixasse indisponível o sinal da TV DIÁRIO no satélite e nas parabólicas espalhadas por todo o Brasil. Tudo isso em nome da ganança, da audiência, etc. Seria muito importante que os nordestinos boicotasse a TV GLOBO preterindo os seus programas.

Abraços

Francisco Castro

Anônimo disse...

Cada um tem a sua opinião, a Globo manipular para ter exclusiva de jogadores, para derrubar as concorrentes, isso não é mais nada doq a lei de mercado. Todas as redes de televisão buscam o lucro, claro que umas ou outras tem fundações e outras coisas, mas o objetivo é o lucro. A extinta manchetes passava bailes de carnaval nas madrugadas, com mulheres totalmente nuas, a RedeTV tinha o programa do João Kleber que era pura encenação, hoje tem o Pânico que é um desrespeito só com so entrevistados, o SBT tem seu programa de auditorio, e os filmes que se repentem todos os meses, a Bandeirantes tem aqueles filmes velhos e comentaristas ridiculos, a Record, tem as novelas copias da Globo, o pica-pau que passa a toda hora. Se a Globo é oq é, é por falta de competências das demais em ultrapassá-la.
Você assiste a Globo pq quer, se não tem outra emissora, vá ler um livro.

Anônimo disse...

Que coisa, a cada vez essa Globo me enoja, e infelizmente as novelas alcançam um índice enorme no ibope.
Beijinhos!!

Anônimo disse...

Anônimo
E o ideal é ler um livro! Evitando ser manipulado. Vai me dizer que o Big Brother Brasil é melhor que tudo que você disse? O Faustão não é programa de auditório? Sessão da Tarde só passa filmes novos?

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
Bem.
Cresci e vivi boa parte de minha vida nos anos de chumbo! Fui adolescente e estudante membro da UNE na decada de 70. Participei do showmicio pelas Diretas já ...Minha afilhada estava na barriga da mae e existem fotos de arquivo da minha comadre com a barriga pintada com a bandeira do Brasil...
Dramas a parte... a TV aberta no Brasil carece de melhor programação e entre as disponiveis, lamento mas sou obrigada a concordar que a menos pior é a TV Globo.
Em qualidade de grade e tecnologia.
As demais, tem uma programação.. lamentavel.
Considero-me amadurecida suficiente para compreender e escapar das armadilhas da manipulação midiatica... mas concordo comvoce quando fala da manipulação da noticia e do poder....
recomendo a voce a leitura de Michael Foucault e Feliz Guattarri... dois genios do seculo XX.
Especialmente, Vigiar e punir(Foucault)... ele diz : sempre haverá meios de fuga!

Anônimo disse...

Não é de hoje a Globo controla as mentes mais fracas do país. Infelizmente ela tem exclusividade em tudo. No caso Ronaldo, o jogador mostra uma antiética incrível ao esnobar as demais emissoras e repórteres que estão trabalhando.

Anônimo disse...

Olá caro amigo, vc não é o primeiro nem será o último a críticar a emissora Globo, acontece que as novelas tem qualidade internacional(pra quem gosta), reportagem de qualidade, não apela com programas policiais (só com bundas), e ainda á a que tem melhores filmes e séries. Se eu pudesse tb não assistiria, mas pra isso teria que ter grana para pagar assinatura Sky, e comparando ás outras infelismnete é a que sai na frente.

Não pense que só a Globo faz lavagem cerebral, a Tv é um campo de guerra, vence quem é o melhor!

Faça-me uma visitinha quando puder!

http://sensitivereaction.blogspot.com/

Anônimo disse...

"Não pense que só a Globo faz lavagem cerebral, a Tv é um campo de guerra, vence quem é o melhor!"
Concordo com você. As outras querem o mesmo poder, mas uma vez em que a Globo perde o poder, as outras estariam tão iguais que haveria um bom tempo sem "uma outra Globo" no poder. Quando uma tivesse o mesmo poder, que boicotasse ela também!
Ela tem sim a melhor programação, mas isso não quer dizer que eu tenha que assistir e me depender dela. Boicote é só pra quem tem coragem, e eu não aconselhei boicote no post.
Não sou contra a Globo. Sou contra o Monopólio (não só na tv, pode ver monopolio em filmes brasileiros, todos feitos pela globo).

Anônimo disse...

Pior do que a Globo ainda é a Record copiando tudo...ou seja é a mesma alienação,sensacionalismo e ponto de vista deturpado.
A gente está fudido com e sem a Globo.

Postar um comentário

Olá, mas você é muito corajoso(a) em comentar nesse blog imundo! Brincadeiras à parte, digite seu comentário abaixo: