Reflexão: Você é livre?

Apesar do pouco tempo para refletir, eis um bom tema para ler. Muita gente responde de imediato não à pergunta do título, mesmo sem saber justificar.

Se um cidadão qualquer ler a Constituição Brasileira, não demorará muito para ele chegar no artigo em que é dito que o cidadão é livre. Acontece, que há muitas exceções a respeito disso, o que faz muitos acharem que não são livres. Somos livres para fazer o que quisermos, menos para matar, roubar, estuprar, cometer estelionato e outros crimes que prefiro não colocar aqui se não ninguém vai ter paciência para ler.

Mas aí vem a pergunta, se para muitos não somos livres, por que tem exatamente o contrário na Constituição, um livro de ordens que contém direitos e deveres do cidadão pelo qual ele tem liberdade de ser contra e ir atrás de mudá-las?

Trata-se de uma luta de interesses, meus caros. Aqueles que estão por trás deste tal livro chamado Constituição, querem que você acredite que você seja livre. Sabe por que? Simples; Uma pessoa livre fica acomodada. Afinal, ela pode fazer o que bem entender mesmo. Uma pessoa livre não quer mudar em nada, mesmo que ela não esteja nas melhores situações.

Essa é minha reflexão, algo mais diferente do abordado no blog. Quero deixar uma pergunta a vocês: Ser livre quer dizer ser desigual? Ou seja, Liberdade implica em uma desigualdade?

Rubinho: Surpresa na F-1?

Acredito que essa seja a notícia da semana. A maioria da população brasileira que não viu o Rubinho ser o segundo na corrida da madrugada de hoje deve estar espantada ao ler o jornal ou ler mesmo esse blog.

A dobradinha da Brawn Racing (equipe do Rubinho) surpreendeu todo mundo, até porque todos são acostumados com a Ferrari ser a melhor e, mesmo que ela não seja, essa ideia ainda fica na mente das pessoas e vai passar um tempo até que elas reconheçam que há outras equipes boas - e as pessoas que reconhecem que a Ferrari não é melhor, nunca apostaria na Brawn Racing.

Mas, e agora? Rubinho ficou em segundo sem existir Michael Schumacher para ficar em primeiro, mas a questão não é essa. A questão é: De que o programa humorístico da Globo, Casseta & Planeta vai viver, já que a vida deles é falar do Rubinho? Fica a questão.

Para os curiosos, Jenson Button venceu o GP da Austrália e Felipe Massa quebrou. Lewis Hamilton terminou a corrida em sétimo.

Você conhece o Wii?



Primeiramente quero pedir desculpas aos que sempre vêm por aqui ver novidades e não tiveram, pois meu computador deu problema e também não pude postar. Mas o importante é que estamos de volta =)


Voltando ao assunto, ou melhor, iniciando o assunto eu vos digo: você conhece esse console acima?

Poisé, eu também não conheço muito bem. Mas me impressionou bastante ao ver o seu jeito inovador na era dos games. Tá vendo esse "bichinho" branco, que parece um controle remoto? Ele é capaz de fazer tantas coisas que você nem imagina, é uma revolução no mundo dos games. Vou citar algumas coisas:

- Se você colocá-lo na horizontal, pode jogar com ele como se fosse um controle de um videogame qualquer.
- Se você segurá-lo como se fosse um controle remoto, você pode jogar na vida real e ele captura os movimentos para o virtual. Bacana né? Imagine-se jogando uma partida de tênis, por exemplo. Detalhe: ele reproduz os sons do jogo a partir do seu movimento.
- Ele ainda pode se adaptar a um gamepad, aqueles joysticks que o pessoal gosta de usar em jogos de avião, por exemplo.
- Ele conecta-se ao console via Bluetooth, sem precisar de fios.

Mas não é só isso. Isso aí é só o que o controle faz, mas o videogame em si faz muito mais coisas:

- Suporta redes sem fio sem nenhum acessório complementar.
- Possui uma loja virtual, pelo qual o usuário pode comprar seus jogos através do console e armazenar no videogame.
- É compatível com jogos e memory cards do antecessor, GameCube.
- Enquanto ele está no stand by, ele recebe mensagens e atualizações da internet.

Agora a pergunta que todos fazem: Quanto é? Bem, quando lançaram na Europa, eles vendiam por 250 Euros.

Agora eu pergunto: Depois de ler essa matéria, você prefere o PS3 ou Wii?

P.S.: O que foi divulgado pode viciar e criar sérios danos na perda de tempo, apesar de desestressar e ser um hobbie interessante.

Termine a História

Bom pessoal, hoje eu adoentei e com isso eu tive tempo de postar aqui. Acho que já enchi muito o saco com polêmicas como a da Igreja e a da Globo. Então eu vou fazer o seguinte, vou fazer uma brincadeira meio cômica para os leitores. O negócio é o seguinte: vou contar a história e vou deixar "uma reticências" para que o leitor comente dizendo qual seria o final da história para eles, ok?


Pois bem, essa história de hoje é um pouco cômica e um tanto inexplicável. Eis a História abaixo:

Na antiguidade, um filósofo muito conhecido pelo público por questionar poderes do rei, foi condenado a morte pelo rei. O rei, querendo ser "bonzinho" para a população, disse:

- Amigo filósofo, como você é muito querido pelo povo dessa cidade, vou deixar que você escolha como vais morrer. Você deve falar uma sentença: Se essa sentença tiver verdadeira, você morrerá enforcado; Se essa, porém, tiver falsa, morrerá decaptado.

O Filósofo, esperto, aceitou a proposta do rei. No dia da condenação do filósofo, o rei pediu que ele lhe dissesse a sentença. O filósofo disse:

- Já decidi como vou morrer. Então, a minha sentença é: "Eu vou morrer decaptado".

...

Agora é com você, caro leitor. Essa sentença que o filósofo disse, é verdadeira ou falsa? Porque se ela for verdadeira, ele morrerá enforcado (mas como, se a sentença de que iria morrer decaptado é verdadeira?). E se for falso, morrerá decaptado (então a sentença não é falsa).

Globo e Manipulações




A priore, eu não ia postar sobre a Rede Globo. Minha intenção ao fazer esse post foi falar de futebol, quando vi Ronaldo fazendo o gol de empate no jogo entre Palmeiras e Corinthians, no último domingo dia 08 (traduzindo, ontem). 

Antes de tudo eu não estava assistindo o jogo por torcer algum dos times. Não tenho nada contra o Palmeiras e o Corinthians, mas assisti ao jogo porque não tinha nada para fazer e o jogo já estava no fim. Mas se eu fosse falar sobre o gol de Ronaldo, muito provavelmente eu iria fugir do assunto e dar algumas afinetadas na Globo (e outra, não assisti ao jogo pela Globo; eu assisti pela Band, tive que suportar o Neto e o Godoy falar porque não tinha outra).

Pois bem, quem viu o jogo pela band, percebeu ao fim do jogo a correria dos repórteres para falar com o Ronaldo. Pela Band, ouviu sem querer algo mais pesado, Ronaldo dizendo: "Poxa, vocês estão empurrando!É por isso que eu não dou entrevistas e vocês ficam se perguntando o porquê!" e, menos de 1 minuto depois, aparece Mauro Naves (nada contra ele, ótimo repórter) e na mesma hora o semblante de Ronaldo muda. Ele já aparece respondendo a todas as perguntas da Globo, e falava como se nada tivesse acontecido. Enquanto isso, repórteres das outras emissoras se empurravam para ter um local "confortável" e poder fazer sua matéria com o Ronaldo. Por que a exclusividade da Globo?

Além disso, há outros pontos em que a Globo manipula para conseguir o que quer. Afinal, todo mundo quer aparecer na Globo, não é?

  • Programas como o Caldeirão do Huck e Big Brother Brasil, onde o público é submetido a aparecer na TV, eles fazem você participar e lhe tratam como rei. Depois da apresentação, eles dizem: você tem um mês para nos esquecer e pronto, você é obrigado a esquecer.

  • Para quem não sabe, a Globo foi criada em meio a Ditadura. Na época da Ditadura? Logo na época em que não se podia falar nada? Poisé, ela tinha "contatos" por dentro do governo que fizeram ela crescer mais e mais. Quem não se lembra das eleições de 90, que o Lula perdeu o governo graças a Campanha de Collor feito pela Globo? (assista muito alem do cidadao kent, filme fala de tudo da globo, e é meio que procurado pelos seguranças do fbi brasileiro por condenar a emissora).

  • Outro aspecto vem daqui, do Ceará. Aqui a Fundação Edson Queiroz tem duas emissoras: A Verdes Mares (Globo cearense) e a TV Diario ("concorrente"). Acontece que a Tv Diário estava crescendo, chegando a um ponto em que todo o Brasil podia assistir, e com isso estava "tomando" a audiência da Globo. Com isso, a Globo mandou a TV Diário "parar de crescer", limitando seu sinal até o próprio estado. Trata-se de uma informação que vazou e que mostra claramente a verdadeira cara da Globo.
Não quero dizer que não assistam Globo. Vocês são "livres" para fazer o que querem. Mas acredito que o monopólio do poder não é bom, e que as outras emissoras como Band, RedeTV, Record e SBT estão muito iguais, fazendo uma concorrência saudável, se não fosse a Globo. Mas quem tem poder para derrubar a Globo? Se o governo for atrás, o presidente perde o poder. O jeito é "deixar como está".
É fácil ver, às vezes, outras emissoras "alfinetando" a Globo, como podemos ver claramente no Panico na TV, da RedeTV!. Eles dizem que são Casseta & Planeta, da Globo e todo mundo acredita feliz. Abre o olho, e deixemos de ser alienados e dependentes ideologicamente do que não percebemos que somos!


História do Dia Internacional da Mulher

Domingo, 08 de março de 2009. Dia Internacional da Mulher. Antes de falar algo eu quero parabenizar e dedicar esse post a todas as mulheres que aqui estão lendo. Como a maioria dos blogs gostam apenas de deixar alguma mensagem de homenagem, eu preferi fazer diferente.

Você sabe de onde veio essa história de Dia Internacional da mulher (vixe, internacional! Tá chique, hein!)? Eis a história:

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

E as Mulheres Brasileiras?

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Algumas Conquistas Importantes pela Mulher:


  • 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
  • 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
  • 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
  • 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
  • 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
  • 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
  • 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
  • 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
  • 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
  • 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
  • 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Contestando o Poder da Igreja



Antes que digam que sou ateu, eu não sou. Sou evangélico, mas tenho alguns aspectos contra a minha própria religião. É a famosa "eu tenho minha própria religião". 

Pois bem, para quem ainda não conferiu as últimas, vou deixar um breve resumo do que aconteceu:

O padastro de uma menina de 9 anos a estrupou e a menina engravidou de gemêos. Sabendo que não teria condições de sustentar, a família mandou uma equipe médica fazer o aborto dos gemêos. No final das contas, o arcebispo de Olinda excomungou a mãe e a equipe médica do procedimento. Segundo o médico, é a segunda vez que ele foi excomungado.

Discutindo um pouco aqui nós podemos contestar um pouco desse poder todo da Igreja. Sou a favor do aborto nessas condições, e a Igreja tem todo o direito de excomungar quem ela quiser (excomungou o Pe. Cícero, que para muitos é um santo - eu não acho ele santo. Será que a Igreja excomungou um Santo? Será que a Igreja nunca erra?). O que me tocou, foi ver o arcebispo dizer que o estupro foi um pecado gravíssimo, mas que o mais grave foi o aborto. Aí vem a pergunta: Será? Será que pecado tem tamanho? Será que essa "escala" tem na Bíblia? Eu, pelo menos nunca ouvi falar nisso.
Mas todos nós sabemos que trata-se de um choque de interesses. Vai ver a Igreja teme que a Ciência avance a tal ponto de que algo sobre a Igreja possa ser descoberto, ou que a religião torne-se algo "acessório" a vida das pessoas. O que me indigna é que o povo acredita que tal pecado é mais grave. Temos que ler a Bíblia primeiro (eu não li, mas tenho certeza que não tem isso).
É isso aí. Olhando pro passado, vemos muita gente como alguns reis sendo canonizado por participar de uma guerra e até hoje é santo.

Não estou aqui criticando a Igreja - tá bem, estou. Mas esse não é o objetivo principal. Meu objetivo ao escrever essa postagem era corrigir o que a Igreja fala para que as poucas pessoas que lêem esse post possa ter a visão imparcial e não "cair" em qualquer coisa que a Igreja fala.

Bom Final de Semana Para Vocês!

Probabilidade e Estatística: Consolo ou Apelo?

Bem amigos, o intuito desse post é saber qual a função da estatística, da probabilidade ou da porcentagem em nossas vidas. Não que elas não sejam importantes, elas são importantíssimas. Mas temos que rever nossos conceitos, pois não é justo ela ter uma grande importância nas nossas vidas com o objetivo de nos enganar.


Vejamos..se eu tenho uma loja, e vendo um produto a 50 reais na baixa estação, e quando chega a alta estação eu aumento para 100, eu aumentei 100%, certo? Errado. Isso é o que quero que pensem, não o que os empresários querem que você pense. Ele quer que você pense em porcentagem quando o preço voltar a 50 reais na baixa estação, aí ele vai dizer: "Liquidação! Baixamos o preço do produto em 50%! Venha comprar". E você vai e compra, porque nem prestou atenção que ele aumentou 100% para diminuir 50%.

Dizem que estatística é a ciência que serve para consolar as pessoas. Não acredito nisso. Acredito em uma ciência que serve para muitas coisas, inclusive para consolar as pessoas. Mas o problema é de como a sociedade trata e destaca essa ciência. Se todos só olham por esse lado, obviamente as outras funções desta ciência não vai ser tão útil e então não há por onde correr.

Quando jogamos uma moeda para cima e erramos se é cara ou coroa, aí vem um e diz: "Como pode? Você tinha 50% de chances!". A verdade é que ele também tinha 50% para errar. Chance grande para acertar, chance grande para errar. Mas, por outro lado, se jogamos na Mega Sena, onde temos uma chance miserável de ganhar e uma chance gigantesca de perder, aí nós pensamos: "Poxa vida, se eu ganhasse na Mega Sena..". E passa anos e anos tentando, como se a cada sorteio que passasse você ganhasse mais chances, mas não é. A chance anos depois é a mesma desde a primeira vez. Tem gente que ganha de primeira, tem gente que morre sem ganhar.

Mas os empresários não querem que você veja isso. Eles querem mesmo é que você pense que vai ganhar, mesmo sabendo que milhões de pessoas vão perder, e uma dessas milhões pode ser você. Aí sempre vem as propagandas de um "mazelado" ganhando o prêmio e fazendo tudo que queria. Você se ilude e acaba comprando a cartela. Os empresários se aproveitam dessa ilusão e acaba ficando rico se aproveitando de suas ilusões (alô alô Sílvio Santos! Um Abraço!).

O intuito desse post não é criticar nenhum empresário ou coisa do tipo. O objetivo disso é que você, amigo leitor, possa se conscientizar a respeito. Abra o olho!!

Pen Drive feito de Milho? oO




Muitos ao ler o título desse post deve estar se perguntando sobre o que esse post quer dizer. Trata-se de uma novidade nos EUA (pra variar) que uma empresa "ecologicamente correta" chamada EarthDrive (traduzindo se tem Drive da Terra) que resolveu criar pen drives com estruturas feitas de milho.

Estranho, né?! O pior é que o modelo é bonito, prático e compacto. Cabe até naqueles bolsos para moedas. Mas o problema não é esse. A maioria dos produtos que dizem ser "ecologicamente correto" são mais caros. O motivo disso é a jogada de marketing usada pelos empresários, que ao dizer que não polui ou coisas do tipo, gastou mais. Mas é exatamente o contrário: ele gasta uma coisa que veio diretamente da natureza e ainda dá uma desculpa para que você possa pagar mais.

E é exatamente essa a desvantagem do pen drive da EarthDrive. Capacidade Máxima: 8GB. Custo: 60 Dólares. Esse preço no Brasil sairia até do mesmo preço das outras marcas, no meu modo de ver. Mas acontece que lá nos EUA é muito mais fácil ver um pen drive de 8GB a 40 Dólares do que aqui.

Mas ao ver a foto abaixo dá uma vontade de ter esse pen drive:


Onde o celular é mais caro?




Você sabe a resposta para essa pergunta? Provavelmente saiba quando foi comprar o seu. E o pior é que você tem razão. O local onde o custo de um celular é mais caro é no Brasil. A pesquisa foi feita entre 154 países, com base na Paridade do Poder de Compra (PPC). Pelo visto eles devem ter feito uma relação entre quanto um cidadão ganha com o preço de um celular e, para a surpresa deles (não nossa), aqui é o local onde o celular custa mais.

Vale ressaltar também que essa pesquisa descobriu que o brasileiro paga muito muito muito muito (alusão a propaganda da vivo) pela internet e pelo telefone fixo.

Não vou entrar em detalhes quanto à pesquisa, mas vou aproveitar e fazer uma breve crítica a nós, brasileiros. Eu não entendo até hoje porque os cidadãos brasileiros (incluindo eu e você, caro leitor) são tão acomodados e conformados com o que temos e o que vimos nessa sociedade. Sempre que tiramos um resultado de pior ou ficamos beirando os últimos nas pesquisas, nós olhamos para o cidadão do lado e rimos, como se aquilo fosse divertido. Mas esquecemos que fomos todos nós os responsáveis por aquela posição tão baixa. Mas infelizmente é isso aí, nós temos uma sociedade que tem necessidades (é nítido isso), mas não demonstramos interesses para que a mesma melhore. É fácil votar em Túlio e Roberto Dinamite só porque são ídolos de algum lugar, sem que eles tenham projetos nenhum. Agora o difícil é querer cobrar de algum político a melhoria das situações (inclusive a do custo do celular, pois não saí do assunto), sabendo que ele foi eleito simplesmente porque ele foi um bom profissional no futebol, e pelo que eu saiba, não tem nada a ver com política.

É amigos, fica a questão: Até onde vamos parar?