Pirataria: Legal ou ilegal?

Pirataria é um tema bem polêmico. Afinal, Pirataria é ilegal ou não? Pensaremos nesse post em 2 ocasiões: Cd's e Livros.

Ao vermos um cd nas lojas, o preço é um absurdo e por mais que alguém ache que a música é uma das coisas mais encantadoras da vida, ninguém tem coragem de gastar em torno de 50 reais por um cd - até porque tem a Internet para conseguir os mesmos de graça. Mas, afinal, a culpa é da Internet? Não totalmente. Se pararmos pra ver, a Internet vem se organizando com o tempo, e alguns sites disponibilizam a música para vender por um custo acessível a todos. O problema é que as gravadoras tentam lucrar o máximo, e hoje elas vivem em um grande prejuízo, pois apenas fãs que gostam de lembranças compram os cds das respectivas bandas. No final das contas, quem perde é a banda. Mas será que é crime? Que eu saiba, roubo é crime, e o que as gravadoras fazem é se aproveitar do desenvolvimento de uma banda para lucrar em cima, mas lucram de tal forma a ponto de ser considerado, na minha opinião, um crime ou um roubo.

E o que falar dos livros? Que eu saiba, o autor de um livro cria aquele livro a partir de um outro livro. Além disso, o conhecimento produzido deve ser distribuído para toda a sociedade. Ninguém tem o conhecimento para si próprio. Então, os livros deveriam ser de graça? Fica a questão em aberto, pois no nosso modelo chamado capitalista isso não pode acontecer, todos devem se aproveitar de tudo que fizerem. Mas será que o modelo capitalista é o único ou ideal?? Lógico que não.

Em geral, o problema da pirataria está no modelo capitalista. Logo, quem defende o capitalismo, é contra a pirataria. Não é à toa que colocaram um nome que lembre coisas ruins, como pirataria. Mas se o capitalismo não existisse, muito provavelmente o compartilhamento de conhecimentos seria possível, e com isso, a pirataria seria legal ou não existiria.

Será mesmo esse o problema?

10 comentários

Samuel Douglas disse...

bom !!
ficou massa
passa la no meu!

www.ideiasvas.blogspot.com

Anônimo disse...

compartilho de suas ideias

Anônimo disse...

Se voce for pensar que o que as empresas cobram pelos seus produtos toda vez que fizer compras, voce nunca mais vai cobrar nada.

Pela sua logica, as gravadoras roubam os consumidores porque cobram um custo muito alto pelas musicas. Entao "roubar" as musicas nesse caso esta "perdoado" nos seus olhos porque voce esta roubando de um ladrao. E isso o que eu entendi?

Entao por que parar nas musicas? Ja pensou se todo mundo pensasse assim? As grandes empresas ganham um lucro absurdo em varias coisas! Entao por que parar nas musicas? Por que nao abastecer um carro e sair correndo sem pagar? Por que nao ir num supermercado e sair correndo com as compras? Isso seria considerado um roubo nos olhos de muita gente porque voce teria que roubar fisicamente a mercadoria, mas nao significa que roubar algo virtual nao seja roubo do mesmo jeito!

E uma questao de etica.

Anônimo disse...

Seu pensamento é muito tendencioso. Você está tentando justificar o injustificável. Eu queria ver você escrever um livro e dar de graça depois de passar meses fazendo pesquisas, passando para o livro suas experiências acumuladas depois de anos de trabalho, fazendo revisão... na fábula do bem contra o mal isso é bonitinho, Hobin Hood.
Minha filha de 7 anos já me perguntou porque as coisas não são de graça... o que vou responder ? porque são todos ladrões... tudo bem, não são ladrões e vão dar tudo de graça agora... você vai querer trabalhar carregando saco de cimento para construir uma casa para me dar, de graça ?

Esse papo gerado a partir dos cabeças da esquerda, do software livre, dos Sem Terra, que de sem terra não tem nada, só serve mesmo para manipular a massa contra quem está no poder no momento... mas espera esse pessoal entrar no poder para ver o que vai acontecer!!!

Tiaguinho disse...

È 100% ilegal, mas a "rapazeada", não resiste em cometer um delitozinho....
mas o ultimo anonimo ta certo, depois de penar voce vai querer sim direitos autorais.

Su Su disse...

This is a great web site. Good sparkling user interface and very informative blogs. I will be coming back in a bit, thanks for the great article. I have found it enormously useful..
happy wheels| happywheels| happy wheels hacked| happy wheels demo| happy wheels| happywheels| happy wheels hacked| happy wheels demo
tetris| tetris games| tetris unblocked| unblocked tetris| monster high games| monsterhighgames| monster high| monsterhigh

Love KidsTV disse...

Thanks for your post. Click to play Plants vs Zombies , Solitaire,Tom And Jerry Games, Brain Games, Happy Wheels , Five Nights At Freddy's

Game For Child disse...

Wow!..Amazing.. I have no words to describe it . twizl jogos the objective is to tumble a rectangular block through each stage and deposit it into the square hole at the end. - zoxy 2 a safe place to play the very best free games! Free online games, puzzle games, girls games, car games, dress up games and more - games y10 is the largest game resources. Here you can find all free Y88 games Y8 8 Games, choice the game you like and play right now.

Linh Nguyen disse...

Play KIZI 100 Games game for free! Just click and start playing kizi100game online. Best of Kizi100 game series are waiting for you! Play all the top rated friv online, friv flash games today.

Yepi Games disse...

You always see the bright side of things.
girlsgogames | moto x3m | Troll Face

Postar um comentário

Olá, mas você é muito corajoso(a) em comentar nesse blog imundo! Brincadeiras à parte, digite seu comentário abaixo: